Premiado por sua pelagem encaracolada incomum, o gato Selkirk rex é uma das quatro raças de gato com pêlo ondulado. Este gato de pelo encaracolado tem uma disposição calorosa e amorosa e vem nas versões de pelo curto e longo.
Se você sempre sonhou em ter um ursinho de pelúcia vivo, um gato Selkirk rex pode ser para você. Esses gatinhos grandes e abraçados têm cabeças redondas, olhos grandes e uma pelagem fofa e encaracolada que vem em uma variedade de cores e padrões (até seus bigodes são enrolados!). Você pode encontrar gatos Selkirk rex de pelo longo e de pelo curto, e ambos são igualmente apreciados pelos criadores de gatos.
Qual é a origem da raça Selkirk Rex?
No final dos anos 80, um criador persa em Montana chamado Jeri Newman descobriu um gatinho mestiço incomum nascido de um gato selvagem. Este gatinho era o único em sua ninhada que tinha uma pelagem ondulada e bigodes encaracolados. Newman aproveitou essa anomalia genética e adotou o gatinho, nomeando-o DePesto. Mais tarde, ela cruzou DePesto com um macho persa preto chamado PhotoFinish de Deekay. Três dos seis gatinhos resultantes tinham pêlos ondulados, e Newman os usou para lançar a raça Selkirk Rex.
Para construir diversidade genética nesta nova raça, o padrão da raça Cat Fanciers’ Association permitirá cruzamentos com shorthairs britânicos ou shorthairs exóticos até 1º de janeiro de 2025. Depois disso, apenas gatinhos de dois pais Selkirk Rex se qualificaram como parte da raça.
Qual o temperamento da raça Selkirk Rex?
Seus pêlos encaracolados não são a única coisa que torna o Selkirk rex especial. Essas belezas difusas também são valorizadas por suas disposições curiosas, otimistas e amigáveis.
Enquanto o Selkirk Rex tem um temperamento muito suave, também é caloroso e afetuoso; tende a se dar bem com todos. Este felino de tamanho médio a grande é excepcionalmente tolerante e amigável, tornando-o um ótimo animal de estimação para famílias com crianças ou outros animais de estimação.
Como uma raça inteligente, os gatos Selkirk rex podem ficar entediados facilmente se não forem estimulados mentalmente. Portanto, como pai de animais de estimação, você precisa garantir que seu gato tenha acesso a muitos brinquedos e sessões de brincadeiras de qualidade. Seus casacos ondulados os tornam mais abraçáveis, mas não espere que sejam gatos de colo preguiçosos – esses felinos gostam de se manter ocupados.
Quais as características da raça Selkirk Rex?
Os gatos Selkirk rex foram ocasionalmente chamados de “o gato em pele de cordeiro”. Isso porque seus pelos densos e encaracolados quase podem ser confundidos com lã – especialmente se forem brancos ou de cor creme.
Esta raça pode ter cabelos curtos ou longos. Ambos os comprimentos de pelagem exibem cachos, mas o cacho é mais dramático em Selkirk Rexes de cabelos compridos. Até os bigodes do Selkirk são encaracolados. A pelagem é macia e macia, com uma sensação luxuosa.
Em uma ninhada de gatinhos Selkirk Rex, alguns terão cabelos encaracolados e alguns terão cabelos lisos. Os gatinhos Selkirk Rex de pelo liso são animais de estimação maravilhosos, embora você não os veja competindo no ringue.
Esta raça é solidamente construída, com músculos e ossos substanciais.
Quais cuidados precisa ter com a raça?
Para manter a pelagem desta raça livre de emaranhados e emaranhados, ela recomenda o uso de um pente com dentes mais longos para o corpo e dentes mais curtos para o rosto e pernas. Lembre-se: a pelagem encaracolada incomum deste gato significa que o excesso de cuidados pode transformar esses lindos cachos em uma bagunça crespa.
Como muitos gatos de raça pura, o Selkirk Rex é propenso a certas condições genéticas hereditárias. Algumas doenças congênitas que podem ser vistas incluem:
- Doença renal policística (PKD)
- Cardiomiopatia hipertrófica (CMH)
- Displasia do quadril
A doença renal policística é uma condição na qual os cistos nos rins que estão presentes no nascimento causam problemas com a função renal e, eventualmente, insuficiência renal. PKD é comum em gatos persas e shorthairs exóticos. A cardiomiopatia hipertrófica, uma doença que causa espessamento do músculo cardíaco, é comum em gatos persas e pêlos curtos britânicos. A displasia da anca é comum em persas.
Todas essas raças fazem parte do passado do Selkirk Rex. Um teste genético está disponível para PKD, e exames podem ser realizados para determinar se um gato provavelmente está livre de HCM e displasia da anca.
Criadores respeitáveis de Selkirk Rex examinam seus gatos adultos antes de criá-los para evitar transmitir essas condições e preservar a saúde da raça como um todo.
A expectativa de vide é de até 15 anos
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)