Você sabia da conexão do cérebro com o intestino?
Hoje vamos falar sobre essa ligação do cérebro com o intestino. Estudos em camundongos identificaram que a neurogênese (produção de neurônios) está diretamente ligada à composição da microbiota intestinal intestinal. E talvez você não saiba, mas muitos estudos apontam que a microbiota de cães, camundongos e seres humanos é muito similar. Por isso, podemos extrapolar este estudo para os pacientes caninos.
Outro dado importante é que 70 % dos neurotransmissores usados nas atividade cerebral de cães são produzidos no intestino. Inclusive a serotonina (conhecida como hormônio da felicidade).
Não é à toa que pacientes com doenças inflamatórias intestinais são mais agressivos, ansiosos, depressivos e apresentam mudanças comportamentais bruscas. Além disso, o estresse está diretamente ligado ao aumento de cortisol que causa disbiose.
O contrário também é verdade: equilibrando a microbiota, melhora-se a conectividade cerebral e, consequentemente, evita-se disfunção cognitiva e outras doenças neurológicas.
Você sabia disso? Muito interessante essa conexão do cérebro com o intestino!
Para saber mais, entre em contato comigo, clicando aqui!
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)