Você já pensou em ter répteis em casa? Você sabe quanto tempo de vida vivem as espécies?
Os répteis estão rapidamente se tornando animais de estimação populares. Eles são criaturas fascinantes e estão bem adaptados para sobreviver na natureza. Em cativeiro, no entanto, eles dependem dos humanos para fornecer abrigo e nutrição adequados e entender seus requisitos ambientais e comportamentais. Com efeito, eles se tornam parte da família.
Mas por quanto tempo seu novo réptil continuará sendo um membro da família? Muitos répteis podem viver uma vida longa quando bem cuidados. É vital entender isso antes de assumir a responsabilidade de cuidados permanentes em cativeiro. Dependendo da sua idade, quando você adquire o réptil, ele pode até sobreviver mais que você. Nessas situações, devem ser tomadas providências para cuidar do seu réptil depois que você se for.
Algumas pessoas compram répteis com a crença de que estão assumindo um compromisso de curto prazo. Na realidade, a razão pela qual eles perecem é devido a moradias precárias e cuidados inadequados por proprietários desinformados. Não é recomendado comprar um réptil sem pesquisar e fornecer os melhores cuidados. Se você acha que um réptil sob seus cuidados provavelmente não viverá muito, considere adquirir um tipo diferente de animal de estimação. Uma vez que você trouxe um animal para sua casa, você é seu guardião e sua própria existência é sua responsabilidade.
Tartarugas e Tartarugas
Quelônios, tartarugas e cágados, têm o maior potencial de vida útil da maioria dos répteis. Com os devidos cuidados, essas espécies podem viver até 40 a 60 anos. Tenha isso em mente quando você decidir comprar aquela tartaruga fofa na loja de animais. Você pode estar entrando em um relacionamento que pode durar muito tempo.
Lagartos
Os lagartos também têm vida longa, mas não tanto quanto os quelônios. As lagartixas são conhecidas por viverem até os 20 anos e as iguanas podem viver até a adolescência. Há até um relato de que um lagarto de contas mexicano viveu quase 34 anos em cativeiro. O réptil com a vida útil mais curta tende a ser os camaleões, que vivem apenas de 1 a 3 anos em cativeiro. Isso provavelmente se deve à má criação e não à expectativa de vida naturalmente curta. À medida que aprendemos mais sobre camaleões e a maneira correta de cuidar deles, sua expectativa de vida em cativeiro provavelmente aumentará.
Cobras
As cobras tendem a ter períodos de vida entre tartarugas e lagartos. A maioria das cobras em cativeiro vive de 15 a 30 anos. A cobra mais antiga relatada até hoje é uma píton-real que viveu 47,5 anos no zoológico da Filadélfia.
Vocês sabiam disso? Lembrando que no Brasil para ter animais exóticos/silvestres em casa, precisa da autorização do IBAMA para viver em cativeiro, ou seja, dentro de um ambiente doméstico. Portanto, é fundamental que o animal seja adquirido em um local de confiança, com nota fiscal e autorização do órgão responsável.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)