Além da função digestiva (e de amaciante de carne) o abacaxi tem potente ação analgésica, sabia?
O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que hidrolisa (quebra) as proteínas, contribuindo para a digestão.
Pesquisadores da Unifesp, descobriram que a bromelina também é responsável pela liberação de encefalina – considerada uma morfina endógena – a partir de sua proteína precursora, a proencefalina.
É notório que pacientes que ingerem a bromelina tem resposta analgésica. Mas este efeito não poderia ser via circulação, uma vez que esta enzima provoca uma hipotensão, podendo levar o indivíduo a morte. Logo o efeito só poderia estar relacionado a outra via pouco falada: o eixo intestino- cérebro.
A encefalina que tem potente ação analgésica no encéfalo, mas a hidrólise da proencefalina pode ser feita no intestino.
Um estudo com camundongos demonstrou uma redução significativa na sensação de dor com pico do efeito analgésico após 3 horas da administração oral na dose de 3 mg/kg.
O mais curioso é que se verificou que conforme aumenta a dose, diminui o efeito até não gerar mais analgesia. Isso porque em doses maiores a bromelina hidrolisa a encefalina também.
No abacaxi, a bromelina se concentra no talo e nas folhas. Por isso, para se ter garantia dos efeitos é necessário utilizar a bromelina extrato seco padronizado (feito em farmácias magistrais veterinárias sob prescrição).
Para saber mais, entre em contato comigo!
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)