O Grand Basset Griffon Vendéen , ou GBGV, é uma raça rara no Brasil. Ele é enérgico, curioso e sempre marca sua presença.
Muitas vezes referido como o “GBGV” ou “Grand”, o Grand Basset Griffon Vendéen é um cão farejador desgrenhado, ativo e independente da França. De fato, a tradução grosseira de seu nome é muito descritiva de sua aparência: “Cão grande, baixo e peludo da Vendéen (uma região da França)”.
Qual é a origem da raça Grande Basset Griffon da Vendéia?
Um dos quatro Griffon Hounds desenvolvidos ao longo dos séculos, o Grand Basset Griffon Vendéen foi originalmente criado em Vendéen, uma região da França, em algum momento do século XVI. Seu objetivo principal era ajudar os caçadores a rastrear e derrubar a caça – apesar de sua estatura menor, os GBGVs eram capazes de lidar com caça maior, como javali e veado, além de presas menores.
Por muitos anos, o Grand Basset Griffon Vendéen foi cruzado com o Petit Basset Griffon Vendéen e os dois foram considerados uma única raça. De fato, o Club du Basset Griffon Vendéen, a organização oficial dos Griffon Hounds de Vendéen, estabeleceu os mesmos padrões de raça para o Grand e o Petit. Eventualmente, em 1909, o clube reav O Grand Basset Griffon Vendéen foi originalmente criado como um cão de trabalho, então eles têm níveis mais altos de energia e necessidades de exercícios.
Como todos os cães, o Grand Basset Griffon Vendéen adora seguir seu nariz, então um quintal cercado ou um grande espaço de exercício fechado é obrigatório. Eles tendem a latir alto e com frequência e podem ser teimosos, então o treinamento de obediência desde o início da infância é vital. Embora o Grand Basset Griffon Vendéen seja um cão menor, eles não são recomendados para pessoas que moram em apartamentos ou espaços menores. Se não forem exercitados adequadamente, tornam-se entediados e destrutivos. Aliou os padrões da raça e reconheceu o Grand e o Petit como duas raças distintas. Mais de um século depois, em 2018, o Grand Basset Griffon Vendéen foi oficialmente reconhecido como membro do Hound Group pelo American Kennel Club.
Qual o temperamento da raça Grand Basset Griffon Vendéen?
Essa raça é alerta, enérgico, leal, animado, atencioso, destemido, teimoso, de temperamento doce
O Grand Basset Griffon Vendéen foi originalmente criado como um cão de trabalho, então eles têm níveis mais altos de energia e necessidades de exercícios. Como todos os cães, o Grand Basset Griffon Vendéen adora seguir seu nariz, então um quintal cercado ou um grande espaço de exercício fechado é obrigatório. Eles tendem a latir alto e com frequência e podem ser teimosos, então o treinamento de obediência desde o início da infância é vital. Embora o Grand Basset Griffon Vendéen seja um cão menor, eles não são recomendados para pessoas que moram em apartamentos ou espaços menores. Como citamos acima, se não forem exercitados adequadamente, tornam-se entediados e destrutivos.
Quais as características da raça?
Eles tem a pelagem áspera, desalinhada e desgrenhada com comprimento extra ao redor dos olhos e queixo; dupla camada com uma camada externa longa e áspera e um subpelo macio e espesso, com uma variedade de cores, incluindo tricolor, amarelo, laranja, preto e sable.
A altura pode variar entre 39 cm a 46 cm no ombro e o peso de 18kg a 20 kg
O GBGV é um cão de manutenção bastante baixa em termos de higiene e cuidados. Eles não precisam de muito para prosperar – apenas muito exercício e cuidados ocasionais. Sua maior luta virá de treinar seu cão. O GBGV é teimoso e pode ser resistente aos esforços de treinamento, especialmente se você não os iniciar cedo e com frequência.
Seu GBGV deve ser escovado uma vez por semana com uma escova e pente mais lisos e pode ser banhado conforme necessário, além disso, a higiene dental também deve ser uma parte importante da sua rotina semanal de higiene, pois, a escovação diária é ideal, mas escovar os dentes do seu cão uma vez por semana pode ajudar a protegê-lo de doenças bucais.
Problemas comuns de saúde da raça Grand Basset Griffon Vendéen?
Como todas as raças, o Grand Basset Griffon Vendéen pode ser suscetível a certas condições de saúde. Normalmente o GBGVs são considerados cães saudáveis.
Algumas condições de saúde comuns entre os GBGVs incluem a displasia do quadril , um distúrbio genético caracterizado por enfraquecimento e dor nas articulações do quadril, e dermatite, também conhecida como irritação da pele. Se você estiver preocupado com essas condições ou qualquer outro problema de saúde em seu cão, converse com seu veterinário sobre as medidas que você pode tomar para dar ao seu filhote uma vida longa, feliz e saudável.
A expectativa de vida da raça é de 13 a 15 anos
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)