Abacate é tóxico para animais?

Em 1994 pesquisadores sul-africanos constataram que dois cães morrem de desnutrição seguida de falência cardíaca após consumirem abacate. Este quadro eram rotineiro em cabras que consumiam abacate. Por tanto sugeriu-se que o abacate era tóxico para cães.

O abacate tem uma toxina chamada persina que o protege de fungos. Mas a persina fica concentrada na casca, caroço, folhas e caule do abacateiro. E animais citados na pesquisa haviam consumido o abacate inteiro, incluindo folhas, caule e caroço.

Por isso é mito que abacate é tóxico para cães!

ESTE É UM BOM EXEMPLO de verdades criadas a partir de pouca evidência científica.

A pesquisa em questão levou em consideração 2 (isso mesmo, dois) cães desnutridos sul-africanos, abandonados, sem alimentação que consumiram abacates inteiros. Nesta mesma região é comum cabras apresentarem problemas gastrointestinais (e algumas virem a óbito por falência múltipla de órgãos) pelo mesmo motivo.

Baseado nestas evidências determinou-se que cães eram sensíveis a abacate.

Algum tempo depois descobriu-se que a casca, a folha o caule e o caroço do abacate são ricos em persina que é tóxica para cães.

O mesocarpo (ou “polpa”) do abacate NÃO é tóxico para cães.

Mas ele tem altos níveis de gordura vegetal, por isso converse com o veterinário antes de dar este ou qualquer outro alimento para seu pet.

Sobre um veterinário único:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)