Quero ter um cachorro mas moro em um apartamento, o que fazer?

Morar em um pequeno apartamento pode ser difícil por vários motivos. Por um lado, o espaço de armazenamento mínimo requer menos pertences ou algum pensamento inovador sério.

Por outro lado, é difícil organizar reuniões em um lugar onde apenas algumas pessoas possam sair confortavelmente.

Mas adicione um cachorro ao cenário e a vida em um apartamento pequeno se torna ainda mais desafiadora. Grandes ou pequenos, muitos cães se sentem confortáveis ​​morando em apartamentos, mas ainda há medidas que seus donos devem tomar todos os dias para mantê-los felizes e saudáveis.

O tamanho e o nível de energia de um cão podem causar problemas para os tutores que vivem em espaços pequenos, mas isso não significa que criar um cão lá seja impossível. Então, se você está morando em um espaço compacto com seu amigo peludo, ou está pensando em adotar um cachorro enquanto mora em um pequeno estúdio ou apartamento de um quarto, aqui estão algumas dicas importantes para tornar um sonho morar em apartamento com seu cachorro tornar-se realidade.

Exercite-os com frequência

Os cães são um grande compromisso de tempo. Na verdade, a regra principal para manter os filhotes felizes e saudáveis ​​é garantir que eles façam exercícios regulares – e por regular, queremos dizer várias vezes ao dia.

Enquanto mora em um apartamento, seu cão fica um pouco confinado. Ele ou ela não terá muito espaço para correr, liberar energia ou brincar. Isso não apenas pode fazer com que o animal se sinta preso ou frustrado, mas também pode fazer com que ele libere sua energia de maneiras não tão construtivas (como mastigar seus móveis).

No mínimo, os cães devem fazer um pouco de exercício duas vezes por dia, uma vez de manhã e outra à noite. Se você puder levá-los para correr, correr ou para o parque de cães, melhor ainda. Além disso, os cães devem ter a oportunidade de fazer algum exercício sério de alta intensidade pelo menos uma vez por semana.

Conheça a raça

Diferentes raças prosperam melhor em espaços menores – e acredite ou não, o tamanho não é necessariamente uma boa indicação disso. Alguns cães pequenos de alta energia ou barulhentos, incluindo terriers, raças toys e beagles, podem não se sair tão bem em um espaço pequeno, enquanto algumas raças grandes de baixa energia, como são-bernardos e dinamarqueses, podem se sair bem.

Se você ainda não adquiriu um cachorro, faça uma pequena pesquisa sobre raças para ver quais são mais propensas a prosperar em apartamentos pequenos. Tenha em mente que qualquer cão individual pode ter um nível de energia maior ou menor do que o normal para sua raça e cães com alta energia são mais propensos a serem destrutivos quando deixados sozinhos.

Se for adotar, prefira cães adultos, pois assim, você saberá como é a personalidade deste animal.

Crie um refúgio para cachorros

Os cães acham mais fácil relaxar e descontrair se tiverem seu próprio espaço, então faça para os cães o seu próprio refúgio em um canto do seu apartamento. Coloque uma cama de cachorro, alguns brinquedos e suas tigelas de comida e água em seu canto para dar-lhe um lugar para se retirar quando precisar de uma pausa. 

Isso também ajudará a proteger seus pisos. Coloque uma esteira ou tapete na área temporária do seu cão, onde ele possa mastigar os ossos e brincar, isso ajudará a absorver manchas ou lágrimas. E não deixe de ter uma toalha na porta para se secar quando chegar de passeios na chuva.

Visite o veterinário regularmente

A maioria dos complexos de apartamentos tem um espaço ao ar livre compartilhado. Se outras pessoas e animais estiverem usando as áreas comuns, seu cão deve estar em dia com as vacinas e os preventivos para parasitas. Além disso, se alguém acusar seu cão de mordê-lo, você deve ter a carteira de vacinação em dia..

Faça uma rotina

Os cães prosperam quando têm uma rotina, especialmente se não podem sair para fazer xixi sempre que precisam. Tente levar seu filhote para passear no mesmo horário todas as manhãs e noites para que ele saiba quando esperar.

Procure alimentá-lo no mesmo horário todos os dias também. Dessa forma, o corpo do animal começará a metabolizar a comida de acordo com sua programação e ele estará pronto para ir ao banheiro quando você o tirar (portanto, não fique do lado de fora por 20 minutos durante o inverno antes que ele esteja finalmente pronto!).

Considere detalhes do seu  apartamento

Todos os cães, especialmente os filhotes, precisam fazer idas frequentes ao ar livre para ir ao banheiro. Ter um apartamento no nível superior pode tornar isso difícil. Para ajudar as pernas e a bexiga do seu cão, busque sempre o primeiro andar.

Se você não puder garantir uma unidade no primeiro andar, considere uma com varanda. Isso pode ser o lar de um banheiro de emergência. Você pode criar um cantinho para o seu filhote com grama falsa caso ele precise ir no meio da noite.

Peça ajuda durante o dia

Muitas raças de cães são mais felizes e saudáveis ​​quando podem sair e permanecer ativas ao longo do dia. No entanto, isso obviamente pode ser um problema para aqueles com horários que exigem longas horas longe de casa.

Contrate um vizinho ou amigo para levar seu cachorro para passear ou correr todos os dias enquanto você estiver fora ou considere inscrevê-lo em um serviço de creche. Se houver atividade suficiente todos os dias, até cães de alta energia podem ficar felizes em um lugar menor.

Encontre um cachorro para brincar

A maioria dos cães adora sair com outros cães porque lhes dá a oportunidade de interagir e brincar de maneiras que não podem com os humanos. Encontre outros tutores de cães em seu prédio ou bairro que gostariam de passear com você ou até mesmo vir para um encontro de brincadeiras com filhotes.

Se houver um parque para cães perto de você, aproveite a oportunidade de seu filhote brincar com outras pessoas e veja se você pode fazer algumas conexões lá para futuras datas de brincadeiras.

Faça do treinamento uma prioridade

Mantenha seus vizinhos em mente. Seja cortês e considere que muitas pessoas estão compartilhando o espaço. Um cachorro que late muito não será bem recebido em um apartamento pequeno e compartilhado. Você deve perguntar ao seu veterinário sobre o treinamento comportamental se o seu cão latir.

Alguns apartamentos podem ser barulhentos e ocupados, dependendo da localização. Pode demorar um pouco para o seu cão se acostumar com os novos ruídos e arredores. Apresente-lhes essas mudanças de forma lenta, segura e calma para que fiquem confortáveis. Você também pode considerar o treinamento em caixas, especialmente se o cachorro for uma raça barulhenta ou defensiva. Ter uma caixa para se retirar pode ser reconfortante se ele estiver ansioso ou com medo enquanto você estiver fora.

Treinar o cão adequadamente é uma maneira fundamental de preservar sua sanidade – e a dele. Se ele entende os comandos e conhece as regras da casa, vocês dois ficarão mais felizes, e ele não ficará confuso toda vez que tiver problemas.

Sobre um veterinário único:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)