Nesta série vamos falar sobre algumas raça de cães exóticos que talvez você nunca ouviu falar. Hoje vamos falar do grande Leonberger ou Leo.
O Leonberger, ou Leo, é um cão gigante de pelagem grossa com um espírito trabalhador e uma disposição gentil que vem da cidade na Alemanha que lhe deu o nome. Embora a raça quase tenha sido extinta na Primeira Guerra Mundial, ela foi salva – e felizmente assim, pois a raça é inteligente, nobre e muito leal. Os Leonbergers são excelentes cães de trabalho, mas também são companheiros calmos e afetuosos. Os machos maduros desenvolvem uma juba pronunciada semelhante a um leão, aumentando sua aparência distinta, e alguns dizem que o cão se parece com um urso.
Qual é a origem da raça do Leonberger?
Cães mais ou menos correspondentes à descrição do Leonberger existem na Alemanha desde pelo menos a década de 1580. No entanto, o primeiro consenso geral sobre a existência do cão que conhecemos como Leo vem da cidade de Leonberg, por volta de 1846, de acordo com a União Internacional para Cães Leonberger .
O proeminente morador da cidade, Heinrich Essig, queria um cão “mascote” para sua cidade e, segundo a lenda, criou o Leonberger – provavelmente uma combinação de São Bernardo, Terra Nova e Grandes Pirineus – para se assemelhar ao leão no brasão da cidade. A raça tornou-se um cão popular de fazenda e de companhia, e também cresceu em popularidade entre a realeza.
Qual é o temperamento e comportamento da raça Leonberger?
O Leonberger é uma raça de cão carinhosa e gentil que faz um companheiro delicioso. Esta raça tende a ser muito intuitiva sobre as emoções humanas e forma um forte vínculo com sua família. Esses cães versáteis têm um instinto natural de proteger e ajudar as pessoas, tornando-os maravilhosos cães de serviço e animais de estimação da família.
O Leonberger tem uma natureza viva. É corajoso, inteligente, firme e afetuoso. Tem uma expressão doce. Amoroso e firme, estável e calmo, o Leonberger adora a todos. Sua inteligência é extraordinária; sua lealdade e amor por sua família é incomparável. Ele tem uma personalidade amigável. Um Leonberger bem equilibrado será altamente confiável e terá uma paciência incrível, mesmo com as crianças mais desagradáveis. Com a maioria desses cães, se a situação se tornar muito intensa, em vez de mostrar qualquer agressão, o Leonberger simplesmente se afasta. A maioria desses cães pode aceitar o mau comportamento em seu ritmo.
Quais as características da raça?
Leonbergers são uma raça sexualmente dimórfica, o que significa que machos e fêmeas da raça são instantaneamente reconhecíveis um do outro. As fêmeas apresentam um corpo mais gracioso e esbelto, com quadris e ombros mais estreitos. Os meninos são consideravelmente mais grossos por toda parte, com cabeças e patas maiores e casacos que apresentam uma juba proeminente.
A altura dos machos varia entre 74 – 80 cm e as fêmeas de 61 – 74 cm. Com relação ao peso, os machos pesam em torno de 59 – 77 kg e as fêmeas de 45 – 59 kg.
A pelagem dupla longa e resistente à água do Leonberger é reta e moderadamente macia. Ele vem em amarelo-leão, dourado a marrom-avermelhado, com uma máscara preta.
Quais cuidados precisam ter com a raça Leonberger?
Leonbergers precisam escovar pelo menos uma vez por semana. (Ou depois de cada caminhada, se você quiser que as folhas e outros detritos caiam na escova em vez de nos móveis.) Eles caem moderadamente, com períodos semestrais de queda mais intensa.
Com relação à saúde, os criadores responsáveis se esforçam para manter os mais altos padrões de raça estabelecidos por clubes de canil como o CBKC. Cães criados por esses padrões são menos propensos a herdar problemas de saúde. No entanto, alguns problemas de saúde hereditários podem ocorrer na raça. Esteja ciente destas condições:
- Dilatação Gástrica-Volvulus (GVD) : Comumente chamado de inchaço, esta é uma situação de risco de vida comum a muitas raças de cães grandes. Ocorre quando o estômago se enche de gás ou comida e, em seguida, gira para prender o conteúdo no estômago e cortar o suprimento de sangue para o estômago e o baço. O tecido do estômago morre e o estômago pode até se romper. Você precisará usar estratégias de alimentação para minimizar esse risco.
- Displasia da anca : Raças grandes são propensas à displasia da anca, uma instabilidade da articulação da anca que leva ao desgaste excessivo da articulação e à artrite da anca.
- Entrópio : Esta é uma condição em que a pálpebra rola sobre si mesma. Pode afetar um ou ambos os olhos e as pálpebras inferiores e/ou superiores. Precisa ser tratado por um veterinário.
- Ectrópio: Esta condição é o oposto do ectrópio; as pálpebras cedem e rolam para fora.
- Polineuropatia de Leonberger: Esta doença neuromuscular produz piora na tolerância ao exercício, passo engatado e perda dos músculos das pernas traseiras. Pesquisas estão sendo conduzidas sobre a genética desta doença
A expectativa de vida da raça é de 10 a 12 anos.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)