Sim, os cães têm dores de cabeça, como qualquer mamífero. Embora existam poucos estudos confirmando que cachorros têm dor de cabeça como nós, muitos veterinários concordam que elas são possíveis.
Para entender como e por que nossos cães podem ter dores de cabeça, devemos primeiro entender como e por que elas ocorrem em nós.
O cérebro atua como um informante da dor para o corpo. Quando os nervos, vasos sanguíneos e músculos que cobrem nosso crânio e pescoço incham ou se contraem, a dor na cabeça é induzida. Como os cães têm a mesma composição básica de nervos e vasos sanguíneos, eles também sentem dores de cabeça.
A razão pela qual as dores de cabeça são discutíveis entre a comunidade veterinária é porque é difícil diagnosticá-las em cães, pois eles não têm a capacidade de falar ou comunicar diretamente de onde vem a dor, quanto tempo dura ou sua sensação específica.
Embora a existência de dores de cabeça caninas esteja em debate entre alguns veterinários, muitos podem concluir que não há razão para os cães não sentirem dor de cabeça temporária ou crônica. Alguns apontam para o fato de que os cães têm receptores olfativos mais poderosos (olfato) do que os humanos, com cheiros fortes e irritantes sendo uma das principais causas de dores de cabeça caninas.
É possível que o animal transmita a você seu desconforto devido a uma dor de cabeça com gestos exagerados com a cabeça. Ele pode ser sacudido repetidamente e está realmente nervoso e irritado, piscam excessivamente e também apertam muito os olhos e a mandíbula, também pode ser um motivo para seu pet dormir mal, demonstrar ansiedade e comportamentos ariscos, cabeça baixa e até vômitos. Muitos desses sinais são vagamente reconhecidos, mas podem indicar que a cabeça do seu cão está doendo. Como sempre, preste atenção aos seus instintos, você conhece seu cão melhor do que ninguém.
Algumas das causas mais prováveis são: trauma ou lesão na cabeça ou pescoço, problemas dentários, uso impróprio do colar, irritantes químicos, como fumaça, exposição a esporos de mofo e dieta inadequada.
Durante um episódio de dor de cabeça, há algumas coisas que você pode fazer para manter seu cão calmo e não agitar a dor, como: crie um local de descanso tranquilo, fresco e escuro para o seu cão descansar, evite acariciar, especialmente na cabeça, conceda distância ao seu cão e garanta a ausência de perturbações mantendo outros animais de estimação ou crianças da casa longe, administrar a dosagem adequada de medicamentos para cães de acordo com a prescrição de um veterinário e compressas quentes ou frias aplicadas suavemente no pescoço ou nas costas.
A recuperação das dores de cabeça geralmente desaparecem em menos de 30 minutos a uma hora, mas podem durar mais, especialmente se forem constantemente agitadas com ruído, luz ou sons altos.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)