Existe alimentos proibidos para gatos? Os gatos não são feitos para pegar, matar e comer carne crua? Eles não amam leite, queijo e creme?
Infelizmente, alguns alimentos “humanos” comuns podem causar desconforto gastrointestinal em gatos – ou podem desencadear uma variedade de outros problemas de saúde. Saiba mais sobre os alimentos que você não deve dar ao seu gato.
Nossos gatos são membros da família, nossos companheiros e confidentes. E como seus cuidadores, é natural que queiramos mimá-los. Mas alguns alimentos e guloseimas podem representar sérios riscos à sua saúde. Aqui estão sete alimentos que você deve evitar para alimentar seu gato.
Alimentos Proibidos:
Leite e produtos lácteos
Muitos de nós crescemos com a imagem de gatinhos bebendo leite ou creme em desenhos ou livros ilustrados. Mas, na realidade, gatos e laticínios não se misturam. A maioria dos gatos é naturalmente intolerante à lactose, o que significa que o leite de vaca e os produtos lácteos feitos a partir dele – como queijo ou creme – podem incomodar seus estômagos, causando vômitos e diarreia.
Alimentos salgados
O sal não é bom para os gatos porque, se for ingerido em excesso, pode causar problemas renais e hipertensão. Por isso, alimentos que contenham muito sal como por exemplo, os embutidos, não são recomendados para esses gatos.
Limão e vinagre
Não é recomendado porque pode causar dores no estômago, além de vômitos e mal-estar.
Cebola, alho poró e alho
Cebola, alho e outros membros da família allium, como cebolinha e alho-poró, podem causar anemia em gatos. Seja cru, cozido, em pó ou desidratado, o alho e a cebola podem danificar os glóbulos vermelhos de um gato e também podem causar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.
Chocolate
Embora a maioria das pessoas ache o chocolate delicioso, esta guloseima à base de cacau contém dois ingredientes que são tóxicos para os gatos: teobromina e cafeína. Tanto o chocolate ao leite quanto o chocolate amargo podem causar vários sintomas perigosos, incluindo:
- Vômito
- Diarréia
- Aumento da temperatura corporal
- Respiração rápida ou frequência cardíaca
- Convulsões
Em casos de alta exposição à teobromina e cafeína, os gatos também podem sofrer de insuficiência cardíaca, fraqueza ou coma.
Abacate
Por ser uma fruta muito rica em gordura e pode provocar problemas no estômago e até pancreatite. No geral, não é indicado dar alimentos gordurosos aos pets pois eles não são capazes de digeri-los bem, podendo assim, desenvolver sérios problemas intestinais.
Ovos crus, carne ou peixe
Se o seu gato adora caçar, você pode assumir que é seguro alimentá-lo com ovos, carne ou peixe crus – afinal, o que poderia ser mais natural do que cru? No entanto, esses alimentos crus podem conter bactérias perigosas E. coli e salmonela, que podem causar diarreia, vômito e letargia em gatos. Expor seu gato a esses patógenos pode até ser fatal.
A clara de ovo crua também contém uma proteína chamada avidina. Se consumida, a avidina pode impedir que seu gato consuma adequadamente a biotina da vitamina B, potencialmente causando problemas de pele e um pêlo sem brilho.
Doces
Podem causar insuficiência hepática.
Uvas e passas
São muito prejudiciais porque podem causar insuficiência renal.
Você sabia disso? Todo cuidado é pouco quando se trata dos nossos pets, não é?
Importante lembrar que a maioria dos gatos são curiosas e adoram investigar a comida deixadas nas bancadas ou nas pias. Se o seu gato pode pular facilmente em uma mesa ou balcão, certifique-se de manter alimentos perigosos ou tóxicos bem fora do alcance – selados atrás de uma porta de despensa fechada ou guardados em um armário alto.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)