De baixa estatura e orelhas enroladas, o Kinkalow é um gato querido por muitos amantes de gatos. Apesar disso, esta nova raça de gato ainda não é reconhecida por nenhuma associação de gatos nos Estados Unidos ou no exterior.
O kinkalow é uma raça de gato rara que se originou nos Estados Unidos na década de 90. É um híbrido entre o gene American Curl e Munchkin
Qual é a origem da raça de gatos Kinkalow?
O kinkalow criou raízes em meados da década de 1990, quando um criador de gatos, chamado Terri Haris, juntou dois tipos de felinos; o Munchkin e o American Curl , só para ver que tipo de gatinhos eles produziriam. E os gatinhos ficaram como ela queria: herdaram as pernas curtas do Muchkin e as orelhas enroladas do American Curl.
Não há muitas informações sobre o que aconteceu em seguida.
Qual é o comportamento e temperamento da raça Kinkalow?
Mantendo a estatura pequena e fofinha de suas raízes Munchkin, os Kinkalow também herdaram a personalidade “Peter Pan” do American Curl. Isso significa que eles são uma raça doce e brincalhona, sempre prontos para descansar em um colo ou jogar um jogo de busca. Eles podem manter este espírito brincalhão até a velhice e a baixa estatura não impede que um Kinkalow acompanhe outros animais de estimação peraltas. De fato, muitas vezes você encontrará esses gatos curtos empoleirados em lugares surpreendentemente altos – o topo de uma mesa, por exemplo, ou um balcão de cozinha. Os Kinkalows são bons companheiros para humanos de todas as idades, de donos de gatos experientes a “gateiros” de primeira viagem. Eles não são gatos incrivelmente vocais, mas eles expressam suas necessidades quando estão com fome ou precisam de atenção.
Um Kinkalow é um gato brincalhão e curioso, que pode desfrutar de muitos brinquedos ativos para gatos. Mesmo que um Kinkalow tenha pernas curtas, não é raro vê-lo pulando em balcões e lugares altos.
Um Kinkalow é uma ótima opção para crianças mais novas, porque elas não são agressivas ou exigem atenção.
Como mencionado, o Kinkalow é criado a partir do American Curl e Munchkin. Por causa de seu pai Munchkin, o Kinkalow é leve,pesando apenas metade da maioria das outras raças de gatos. Quando um Kinkalow nasce, eles nascem com orelhas retas, mas se enrolam em forma crescente à medida que envelhecem, que são herdados do American Curl .
O peso deles varia de 3 kg a 7 kg.
Quais cuidados precisam ter com a raça?
Kinkalows precisam de muito pouca manutenção. Sua pelagem precisa de pelo menos uma escovação semanal para evitar que o pelo fique emaranhado e para ajudar a limpar o subpelo. A manutenção regular também é necessária – isto é, manter as orelhas do gato limpas, os dentes escovados e as garras aparadas. O cuidado com as orelhas é particularmente importante nestes gatos de orelhas onduladas, já que sua cartilagem é delicada. Forçar a orelha a dobrar ou dobrar de uma certa maneira pode danificar permanentemente a orelha. Todas as atividades de higiene devem ser introduzidas aos gatinhos desde tenra idade, para que eles se acostumem aos rituais quando forem adultos.
As pernas curtas do Kinkalow são o resultado de um gene mutante que afeta a produção de cartilagem nas articulações. Esta mutação não afeta a saúde do gato. Ao contrário das raças de cães anões (por exemplo, Corgis, Basset Hounds ou Dachshunds), esses gatos não parecem ter problemas nas costas e nas articulações. Alguns gatinhos podem nascer com os pés que se curvam para trás, mas isso não é um sinal alarmante. Esses pés vão se endireitar à medida que o gatinho cresce. Por causa de seu tamanho menor, é melhor manter um Kinkalow dentro de casa, para que fique protegido de carros, animais hostis e outros perigos.
Da mesma forma, as orelhas curvas não prejudicam a saúde do gato, embora algumas linhas possam ter canais auditivos estreitos. Isso pode levar a infecções ou acúmulo de cera, mas ambos podem ser aliviados pela limpeza frequente com um produto de limpeza recomendado pelo veterinário.
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)