Você sabia que seu pet pode se beneficiar com a Medicina Integrativa? Pouco conhecida na medicina veterinária, tem um papel importante e complementar com a medicina convencional, com terapias e procedimentos alternativos.
Muitos tutores têm optado por esta medicina mais “natural” para tratar e manter o bem-estar do pet combinando procedimentos convencionais com tratamentos integrativos. A mais conhecida atualmente é a acupuntura, mas existem outros tratamentos como nutrição terapêutica, fitoterapia (com medicina chinesa), cromoterapia, quiropraxia, ozonioterapia, reiki, fisioterapia, laserterapia, homeopatia, aromaterapia e dentre outros. Cada tratamento é feito de uma forma, mas todos visam a manutenção da saúde e a eliminação de patologias que eles podem ter durante a vida.
Que tipos de terapias complementares estão disponíveis?
Remédios naturais
Este tratamento inclui substâncias encontradas na natureza que ajudam a maximizar os níveis de nutrientes. Os remédios naturais incluem:
- A terapia dietética que melhora o bem-estar do seu pet com planos alimentares específicos.
- Suplementos de ervas – substâncias naturais com propriedades curativas. Produzidos a partir de óleos vegetais, raízes, sementes, frutos ou flores.
- Os probióticos – contêm boas bactérias que suportam seus sistemas digestivos e imunológicos.
- Vitaminas, minerais e outras substâncias essenciais para uma boa saúde.
Lembrando que os tratamentos promovidos na medicina integrativa não substituem os cuidados médicos convencionais. Eles devem ser usados em conjunto com o tratamento veterinário padrão.
Homeopatia
A homeopatia, que foi desenvolvida na Alemanha no final dos anos 1700, é um sistema médico baseado no princípio de que semelhante cura semelhante (daí o nome homeo [grego para “semelhante”] e patho [grego para “doença”]). Em outras palavras, acredita-se que uma substância que em grandes doses causa doença se utilizada em ínfimas doses cura esta mesma doença. Acredita-se que essa pequena dose estimule os mecanismos de cura do corpo.
A homeopatia visa restaurar o fluxo da força vital inata do corpo. Os tratamentos são baseados nas características únicas de cada animal, incluindo personalidade e estilo de vida, bem como sintomas e saúde geral.
Os remédios usados na homeopatia são derivados de substâncias que ocorrem naturalmente, como extratos de plantas, animais e minerais. Acredita-se que essas substâncias estimulam a capacidade inata de cura do corpo. Os remédios são preparados diluindo essas substâncias inúmeras vezes. Muitos remédios homeopáticos são diluídos tanto que nenhuma parte da substância original é detectável. Por isso acredita-se que o que cura é a energia da substância, que fica presente.
Explicação científica de como os remédios ultra diluídos usados na homeopatia curam doenças estão faltando. Não há base física ou química aceita para o princípio homeopático de que “semelhante cura semelhante”. Mas os resultados alcançados principalmente na medicina veterinária comprovam que é uma terapia eficaz. Afinal, os animais de estimação, por serem irracionais, não contam com a cra subjetiva (ou efeito placebo) comum em nós seres humanos.
Medicina Tradicional Chinesa (TCM)
Originária da China há vários milênios, a medicina tradicional chinesa se baseia na teoria de que a doença resulta do desequilíbrio da força vital (qi, pronuncia-se tchie) através do corpo. O qi é restaurado equilibrando as forças opostas de yin (escuro, feminino, forças negativas) e yang (brilhante, masculino, forças positivas), que se manifestam no corpo como frio e calor, interno e externo e deficiência e excesso. Várias práticas são usadas para preservar e restaurar o qi e, portanto, a saúde.
As mais comunssão:
- Acupuntura
- Ervas Medicinais
- Qi gong
A medicina tradicional chinesa usa fórmulas contendo misturas de ervas para tratar várias doenças. Determinar se essas misturas são seguras e eficazes é difícil. Por isso é fundamental buscar um veterinário especializado em medicina tradicional chinesa e fazer as fórmulas em farmácia qualificada
Lembrando que os tratamentos promovidos na medicina integrativa não substituem os cuidados médicos convencionais. Eles devem ser usados em conjunto com o tratamento médico padrão.
Gostou? Quer saber mais? Procure um médico veterinário especialista em medicina integrativa!
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)