Quem tem alergia a gato, sabe como é difícil conviver com o seu gatinho, apesar do amor, a convivência torna-se bem difícil. Mas como resolver este problema?
Ao contrário da crença popular, o pelo de gato em si não é alergênico. A causa da alergia a gatos é uma proteína chamada Fel d 1, proveniente do sebo encontrado nas glândulas sebáceas de gatos. A proteína se liga à pele seca, chamada pêlos, que se solta e flutua no ar quando os gatos se lavam. Embora você nunca consiga eliminar todos os sintomas de alergia, seguir essas sugestões pode ajudar a tornar a vida com seu gato uma experiência mais agradável.
Abaixo algumas dicas para te ajudar com a alergia do seu gatinho:
- Designe seu quarto como uma zona livre de gatos (difícil – eu sei). Comece seu programa de redução de alérgenos lavando roupas de cama, cortinas e travesseiros. Melhor ainda, substitua-os. Use capas especiais projetadas para evitar que alérgenos penetrem em seu colchão e travesseiros. Não espere resultados durante a noite. Os alérgenos de gatos têm um sexto do tamanho do pólen e podem levar meses para reduzi-los significativamente.
- Escove o seu gato do lado de fora para evitar que pêlos soltos e portadores de alérgenos se espalhem pela sua casa e use luvas e máscaras.
- Lave as mãos ao tocar no gato e não esfregue os olhos.
- Elimine armadilhas de alérgenos, como móveis estofados e tapetes. O carpete pode acumular até 100 vezes a quantidade de alérgenos de gato do que o piso de madeira. Se retirar o carpete não for uma opção, limpe-o com vapor sempre que necessário.
- A aspiração expele tantos alérgenos pelo ar quanto os remove, portanto, quando você aspirar, use um saco de aspirador à prova de alérgenos ou um aspirador com filtro de alta eficiência para retenção de partículas (HEPA).
- Pegue um pouco de ar fresco. Casas altamente isoladas retêm alérgenos e também calor, portanto, abra as janelas para aumentar a ventilação em sua casa.
- Limpe a casa com um produto especial, para retirar esses alérgenos, hoje no mercado, existem alguns produtos destinados para este fim. Esta é uma loção composta por produtos de limpeza e hidratantes. Os produtos de limpeza removem a saliva e a urina da pelagem e encapsulam os alérgenos Fel d1. Os hidratantes condicionam o pêlo e a pele para reduzir ainda mais a quantidade de material derramado. Dar banho em um gato é frequentemente sugerido como uma forma de reduzir a caspa, mas o gato teria que ser lavado quase diariamente para que isso fosse eficaz, o que não é prático e é muito estressante para o gato e o tutor.
- Limpe a caixa do gato o mais rápido possível depois que o gato a tiver usado. O alérgeno do gato é encontrado na urina e deixado na caixa sanitária quando o gato faz um depósito. Para ajudar a prevenir reações alérgicas à caixa sanitária, use uma marca de areia que seja menos empoeirada e que aglutine bem e peça a alguém da casa que não seja alérgico para limpar a caixa.
- Lave a cama do seu gato regularmente.
- Tome o seu medicamento. Anti-histamínicos, descongestionantes, colírios e inaladores aerossóis de venda livre ou de prescrição médica ajudam a reduzir os sintomas, embora não eliminem a alergia.
- Faça o teste. Um especialista em alergia pode determinar a origem exata de suas reações alérgicas com uma simples amostra.
- Olhe para o quadro completo. Como as alergias raramente vêm embaladas individualmente, outros culpados, como ácaros e pólen, também podem estar causando reações, pois um indivíduo raramente tem uma única alergia.
- Crie resistência. Não há cura para a alergia a gatos, infelizmente, mas a imunoterapia pode ajudar a aumentar sua tolerância. A imunoterapia envolve injeções para alergia uma ou duas vezes por semana por até seis meses e, em seguida, reforços mensais por três a cinco anos. Algumas pessoas desenvolvem imunidade completa, enquanto outras continuam a precisar de injeções e outras ainda não encontram alívio algum.
E, finalmente, alguns fatos interessantes se você estiver pensando em adotar um gato, apesar de ser alérgico:
As gatas produzem um nível mais baixo de alérgenos do que os machos, e os machos castrados produzem um nível mais baixo de alérgenos do que os gatos machos.
Em 2000, pesquisadores do Long Island College Hospital descobriram que os donos de gatos com gatos de cor escura eram mais propensos a relatar sintomas de alergia do que aqueles com gatos de cor clara. Um estudo posterior do Wellington Asthma Research Group descobriu que a cor do pêlo não tinha nenhum efeito sobre a quantidade de alérgeno que um gato produzia, então a percepção do tutor deve estar envolvida.
Lidar com uma alergia a gatos não é nada fácil. É um compromisso. Afinal, os resgatados recebem gatos por esse motivo todos os dias. Esperançosamente, seguir essas dicas fará uma grande diferença para você como um sofredor e você será capaz de continuar a viver feliz com seu melhor amigo.
Gostou das dicas? O que você faz para amenizar sua alergia ao seu gatinho?
Sobre a Only Vet:
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)