Entre os amantes de uma única raça de gatos, o Lykoi está na moda. Alguns o acham horrível, outros ficam encantados com sua cor e pelagem que o tornam facilmente comparado a um lobisomem.
O nome lykoi significa “lobo” em grego.
Qual é a origem da raça de Gatos Lykoi?
O nome lykoi significa “lobo” em grego. Esta raça é o resultado de uma mutação genética que ocorreu espontaneamente em um gato preto doméstico de pêlo curto, e atraiu a atenção de criadores em 2010. O acervo genético da raça foi ampliado após o surgimento de novas ninhadas no Tennessee e na Virgínia, cujos pais não tinham relacionamento entre eles, então, de outro gato na Itália.
Esta raça é recente e reconhecida apenas desde 2013. Como os criadores querem evitar problemas de consanguinidade e dada a raridade desta mutação, o pool genético do lykoi ainda é muito pequeno. Existem, portanto, poucos gatos desta raça e seu preço é muitas vezes exorbitante por causa dessa raridade.
Quais são suas características e comportamento?
O Lykoi é um gato muito inteligente. Gostam da companhia das pessoas, mas pode se satisfazer brincando sozinho com qualquer brinquedo ou objeto. Às vezes podemos dizer que eles se parecem com cães porque busca, caça e persegue como fazem os lobos. Ficam ressabiados com novos animais e visitas, pois querem ter certeza de que eles não são ameaças para si ou para sua família.
Com relação a aparência, algumas partes de seu corpo estão nuas (na altura da cabeça e nas extremidades) e podem parecer couro. Sua pelagem se assemelha à da gambá, pois seus cabelos são desgrenhados, cor de sal e pimenta. Isso faz com que pareça bastante áspero, mas é surpreendentemente sedoso ao toque. Dependendo da estação, do seu crescimento ou período de reprodução, este gato pode mudar parcialmente, ou mesmo completamente.
Além disso, existe uma certa diferença física dependendo do sexo: as fêmeas são bastante pequenas e pesam de 2 a 3,2 kg, contra 3,5 a 4,5 kg dos machos.
Quais cuidados precisam ter com a raça Lykoi?
A pelagem deste gato confere-lhe toda a sua originalidade, pois o subpêlo está ausente (embora seja um atributo que quase todas as outras raças de gatos possuem). O lykoi não tem pêlos ao redor dos olhos ou no nariz. Também os perderá ao redor da boca e também nas orelhas, e há poucos pelos nas pontas das pernas.
Você pode pensar que essa falta de cabelo facilita a manutenção desse gato, mas não é. É aconselhável perguntar ao seu veterinário responsável qual a melhor forma de manter a pele e os cabelos do lykoi, cujos cuidados particulares são semelhantes aos dispensados à esfinge. Como a quantidade de cabelo pode ser diferente para cada indivíduo, as necessidades de cada gato serão, portanto, únicas.
Além da pelagem, os bigodes e os pelos internos dos ouvidos também são crespos. É preciso abrir os pelos com as mãos e escová-los com uma escova de pinos, pois a rasqueadeira irá desfazer os cachos.
Em média, a expectativa de vida desse gato lobo varia de 12 a 15 anos
e sobre gatos Angorá Turco? saiba mais aqui!
Saiba mais sobre Maine Coons
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)