Conhecido como “Salsicha” a raça Dachshund (ou teckel) essa raça é muito conhecida. Eles são lindos, têm ótimo faro e gostam de um passeio e uma corrida, embora não pareça.
Os Dachshund são excelentes companheiros, insistentes e muito ágil.
Qual é a origem dos Dachshund?
Apesar da sua origem ser incerta, dizem que existiam cães com características semelhantes no antigo Egito, mas eles são oficialmente da Alemanha, eles eram utilizados para a caça de texugos e raposas. Por causa do seu corpo eles conseguiam entrar em suas tocas, por isso, em alemão, significa “caçador de texugo”, tendo sido desenvolvido para a caça desse animal, cavando sua toca e expulsando-o de lá, para que o caçador pudesse abater sua presa.
Por volta do ano de 1800 a raça começou a tomar conta dos lares como cães de companhia, especialmente pela realeza. Eles tiveram a entrada nos EUA em 1885, onde foram registrados oficialmente como raça pelo Kennel Club.
Uma curiosidade é que os Dachshund perderam espaço durante a Primeira Guerra Mundial por serem associados aos alemães. Isso fez com que a imagem dos cães fossem associados aos tutores e eram considerados traidores e muitos eram até agredidos. A mudança da imagem deles foi por volta de 1950 que eles deram a volta por cima e o Teckel tornou-se a raça mais popular dentro dos lares americanos.
Quais são suas características e comportamento?
Os Dachshund são curiosos e ativos, ousados e independentes, dedicados e afetuosos aos tutores, sociáveis, mas inicialmente um tanto desconfiados com estranhos.
Essa raça é bastante ativa, adoram brincar e correr. Eles se dão bem com crianças e idosos e são sociáveis com outros cães.
Esta variedade pode ser mais dócil e carinhosa que as demais. Inteligentes, corajosos e vigilantes, com um latido desproporcional ao seu tamanho, podem ser ótimos cães de alarme.
Eles têm patas curtas e corpos compridos. As pelagens podem variar entre curta que são rente ao corpo e a longa com franjas nas orelhas. Podem ter várias cores: marrom nas mais diversas tonalidades, mas preferivelmente a vermelha, a preta e os arlequins.
Os Dachshunds pesam em torno de 9 kg e podem medir em torno de 30 a 35 cm.
Quais cuidados precisam ter?
Os Dachshunds precisam de escovações semanais principalmente os de pêlo longo e banhos regulares.
Essa raça tem tendência à obesidade. Se não tiver um controle alimentar e frequentes exercícios físicos, eles podem ter este problema de saúde. Outro problema de saúde comum dos Dachshunds é problema de coluna, por causa da sua estrutura corporal (coluna longa), devem ser evitados esforços e manuseio que prejudiquem essa região.
Outra característica da raça são as orelhas caídas. É muito comum em cães que possuem esse formato das orelhas, apresentarem dores de ouvido e a proliferação de fungos, já que as orelhas ficam abafadas. Por isso é importante a limpeza constante.
Esses cães precisam de treinamentos, para não desenvolverem a agressividade, pois embora sejam pequenos, têm uma mordida fortíssima, já que são animais feitos para caça.
A expectativa média de vida é de 12 a 14 anos.
Gostou de saber sobre essa raça? Conte para nós!
Quer saber sobre cães vira-latas, clique aqui
E saber mais sobre a raça Shih Tzu? Clique aqui
E Yorkshire? e Beagle, clique aqui!
Cocker Spaniel, saiba mais aqui
Sobre a Only Vet:
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)