Himalaios- dóceis, silenciosos e caseiros

Os gatos da raça Himalaios, são parecidos com os Persas, são gatos muito dóceis e caseiros, sendo assim uma ótima companhia

Você já pensou em ter uma raça de gatos Himalaios? Ou gostaria de conhecer mais sobre essa raça? Veja abaixo o que separamos para vocês!

Qual é o histórico da raça?

Conhecidos como Himalaio ou Himalaia, eles foram criados nos Estados Unidos na década de 50, a partir do cruzamento de gatos Persas com Siameses.

Os gatos que nasceram eram de pelos curtos, com o gene colorpoint. Eles cruzaram então com gatos de pelos longos com o mesmo gene, conseguindo assim o reconhecimento da raça. Com a mistura dos dois tipos, o que aconteceu foi o contrário do esperado. O Exótico manteve a aparência dos Persas, porém, sua pelagem ficou bem diferente: densa e curtinha. 

Quais são as características e comportamento da raça?

Os Exóticos amam colo, são bem tranquilos e de fácil convivência. Tem uma natureza doce e amável, por isso é uma raça ideal para apartamentos, por não serem agitados e por se adaptarem facilmente em qualquer local.

Eles possuem nariz achatado, tem médio porte e pesam entre 3,5 a 6 quilos e pelagem longa, exuberante, brilhante e cheia, de textura macia e sedosa, com o corpo claro e as extremidades coloridas. Possuem olhos grandes e arredondados, que dão uma expressão doce. Em sua cabeça redonda, estão orelhas bem pequenas e com as pontas arredondadas. Para completar o rosto, o nariz é curto e com traços leves, também tem corpo compacto e pernas curtas e grossas.

Quais cuidados precisam ter?


A raça precisa de alguns cuidados, o Exótico, no geral, é bem saudável, mas por compartilhar seu DNA com o gato Persa, pode desenvolver doenças de origem hereditária ou genética. A Doença Renal Policística é uma delas e é caracterizada por provocar cistos renais que, com o tempo, comprometem o funcionamento do órgão. A Urolitíase por oxalato de cálcio afeta os Exóticos principalmente por volta dos sete anos de idade e há uma prevalência da doença nos machos. Por terem o focinho curto, eles podem ter problemas respiratórios, não aguentando exercícios físicos. É importante ter um acompanhamento frequente de um médico veterinário.

Com relação à escovação, é preciso que seja feita frequentemente para evitar a formação de nós. É recomendado também banhos quinzenais, mas, se o exemplar tiver pelagem muito clara, reduza para semanais.

A expectativa de vida do gato Exótico é de 10 a 15 anos.

Sobre a Only Vet:

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

 

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário