Os gatos da raça Ragdoll, traduzindo para o português, é “boneca de pano” que é bem uma característica da raça, pois eles se “derretem” no colo de quem confia. Lindos, brincalhões e dóceis, é uma raça que encanta pelo jeito e aparência.
Hoje vamos falar um pouco sobre essa raça de gatos que são encantadores e muito dóceis, o Ragdoll.
Qual é a história da raça Ragdoll?
A raça surgiu na década de 60, na Califórnia, com Ann Backer e a linda gata branca e peluda, com características de Angorá e gatos Sagrado da Birmânia de uma vizinha que se alimentava em sua casa e começou a dar cria na sua varanda. Com o tempo os filhotes se tornam mansos e Ann começou a criação da raça Ragdolls, onde a raça foi reconhecida pela NCFA em 1965. A raça teve a entrada no Brasil em 1998.
E quais as características da raça Ragdoll?
Os Ragdolls com o seu porte gigante e temperamento dependente, são extremamente mansos e sociáveis, eles amam dormir de barriga para cima com os braços pendentes no colo que qualquer pessoa. São muito receptíveis a visitas. Porém são muito carentes de atenção e não são recomendados para pessoas que passam muito tempo fora de casa. Eles se dão bem com crianças, idosos e outros animais. Eles gostam de espaço e é necessário praticar atividades físicas com eles.
Os Ragdolls, tem um físico grande e imponente, com extremidades sombreadas, a cor dos olhos é sempre azul, com uma pelagem cheia, são confundidos com bichinhos de pelúcia, pelagem é como a de coelho: fofa e sedosa., sendo assim, um animal com características marcantes.
Quais os cuidados com a saúde e higiene?
Como eles têm pêlos moderadamente longos e muito sedosos, não requerem banhos, mas seus pelos podem formar nós e precisam ser escovados diariamente – isso também evita que ele engula os pelos em excesso e acaba vomitando com frequência.
É uma raça de gatos considerada muito saudável, mas mesmo assim, eles ainda assim podem ter problemas por conta de sua genética. Entre as mais comuns, estão a cardiomiopatia hipertrófica,uma doença do coração que é hereditária.
Também é importante saber que os Ragdolls têm uma massa de gordura maior na barriga se comparado a outros gatos. A não ser que o seu gato pareça obeso e pese mais que nove quilos, não há porque se preocupar. O peso da raça pode variar entre 10 e 12 quilos, ainda assim é necessário confirmar o diagnóstico de obesidade com um médico veterinário – já que alguns exemplares se destacam pelo tamanho avantajado. A expectativa de vida pode variar entre a média de 12 e 17 anos. Porém, por serem considerados gatos muito saudáveis, com poucos problemas genéticos e bastante ativos, alguns podem chegar a 20 anos, se bem cuidados e levados com frequência ao médico veterinário.
Você conhecia essa raça? Conte para nós!
e sobre gatos Angorá Turco? saiba mais aqui!
Saiba mais sobre Maine Coons
Sobre a Only Vet:
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)