Hoje é comum encontrarmos pessoas que optam por ter um Gerbil ou esquilo-da-mongólia como pet, por serem fofinhos, eles são fáceis de cuidar e vivem muito bem em ambientes menores.
Qual é a origem dos Gerbil ou esquilo-da-Mongólia?
Apesar de também ser chamado de Esquilo da Mongólia, alguns pesquisadores acreditam que o Gerbil é originário do Oriente Médio, O fato é que este roedor de 15 centímetros tem conquistado os corações e os lares brasileiros.
Ele também faz parte da família dos Muridae, que é a maior entre os mamíferos. São eles: camundongos, ratazanas, gerbils, entre outros. Por fim, eles fazem parte da ordem Rodentia, onde os roedores se encontram.
Quais as características do Gerbil ou esquilo-da-Mongólia?
Eles são parecidos com os hamster, têm o porte médio e pesa entre 50-100 gramas, com a cauda peluda e grande que termina parecido com um pincel. Ativos, sociáveis e curiosos, os Gerbil ou esquilo-da-Mongólia costumam viver de 3 a 4 anos e são encontrados na coloração amarela, caramelo, preto e branco (podendo ser bicolor também). Convivem bem com outros Gerbis e precisam de locais espaçosos para se movimentarem.
Eles são resistentes, capazes de viver em climas extremos.
Quais cuidados são necessários com os Gerbil ou esquilo-da-Mongólia?
A alimentação é muito parecida com a dos hamsters, podendo ser à base de frutas (com exceção das cítricas) e vegetais crus (o alface deve ser evitado) e também existem rações específicas para eles. Mas como sempre digo: o importante é consultar um médico veterinário especializado.
Com relação ao espaço, eles precisam de gaiolas grandes e espaçosas, pois eles gostam de atividades físicas. Eles gostam de uma bandeja profunda para fazer escavações e túneis. Para preparar a cama ou o ninho do teu gerbil, pode usar diversos materiais de substrato, como por exemplo, feito à base de papel ecológico ou milho.
Mantenha sempre água fresca e disponível em comedouros especiais para os roedores. A boa higiene do comedouro, evita a proliferação de bactérias, por isso é preciso fazer a troca diariamente.
Quais as características desses pets?
Os Gerbil ou esquilo-da-Mongólia são animais bem limpos e dóceis, tanto que é raro eles morderem alguém. Diferente de outros roedores, eles não são um animal de hábitos noturnos como outros roedores. Na verdade, ele tira cochilos durante o dia e dorme durante a noite.
Este pequeno é mais feliz e animado se conviver com algum companheiro. É importante que na gaiola tenha apenas gerbil do mesmo sexo, caso contrário em pouco tempo começam a reproduzir-se.
E você conheciam esses pequenos roedores?
Saiba mais sobre Hamster aqui!
Outros roedores, saia mais e você quer saber sobre Furão/Ferret, clique aqui!
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)