Porque
É cada vez mais comum a prescrição de nutracêuticos como cúrcuma e outros complementos encontrados facilmente nos supermercados, empórios e lojas de produtos naturais. Mas qual é a diferença entre tomar uma cápsula de cúrcuma e utilizá-la nas refeições?
A maior diferença é a PADRONIZAÇÃO:
A cúrcuma que compramos no supermercado é, basicamente, a raiz do açafrão moída. É um COMPLEMENTO alimentar. Como a cúrcuma encontrada nos suplementos, ela tem fitoativos (substâncias naturais que tem funções especificas na saúde), mas estes estão em pequenas e imprecisas concentrações.
Já a cúrcuma manipulada em farmácias de manipulação ou presente em suplementos são EXTRATOS PADRONIZADOS. Ela passa por um processo de extração que garante que o principal fitoativo (neste caso a curcumina) esteja em uma concentração específica. Contudo, Isso garante ao prescritor que o paciente vai tomar exatamente a quantidade de fitoativo que ele precisa.
Ou seja, quando o paciente precisa de um efeito preventivo ou está numa situação que não necessita de um tratamento específico, pode utilizar um complemento. Casos mais específicos deve ser utilizado um suplemento/nutracêutico. Porque isso só o prescritor pode determinar.
E lembre-se: só farmácias de manipulação com certificado do MAPA podem fazer medicamentos veterinários.
Gostou dessas dicas? Quer saber mais notícias para uma vida melhor do seu pet? Clique aqui e leia mais matérias!
Quer saber mais sobre outros roedores? Veja nossa matéria clicando aqui!
Quer saber mais curiosidade sobre cães? Clique aqui!
Sobre a Only Vet:
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)