UM ROEDOR PARA CHAMAR DE SEU

É crescente a busca por pets não convencionais. Se você tem muita vontade de ter um bichinho de estimação, mas mora em um local pequeno ou tem uma vida muito corrida, conheça alguns “roedores” que se adaptam a locais menores e são bem independentes.

Foto: Pixabay

COELHOS

Apesar de popularmente serem chamados de roedores, os coelhos na verdade são lagomorfos, pois são dotados de 4 dentes incisivos (os roedores tem apenas 2).

Tranquilos e amorosos, são extremamente inteligentes. Muitos não sabem, mas eles aprendem andar na coleira, a fazer as necessidades em local determinado, a reconhecer a voz do proprietário e gostam muito de brincadeiras interativas. É importante saber que os coelhos tem hábitos noturnos e são extremamente férteis.

Um casal pode ter até de 3 a 6 ninhadas com 4 a 12 filhotes em casa. Por isso cuidado com casais de coelhos: você pode ter até 48 “lindas surpresinhas” depois de um ano.

Como os gatos, eles cuidam da sua limpeza, mas é importante escová-lo 1 vez por semana.

Das quase 50 raças existentes no mundo, 5 são mais populares: Rex, Holland Iop, Angorá Inglês, Anão Inglês. E o peso varia de 1 a 4 kg e vivem de 7 a 10 anos (podendo ultrapassar).

O convívio com cães e gatos não é indicado, pois eles são seus principais predadores na natureza. O estresse quando expostos a estes pets pode diminuir significativamente a qualidade de vida e sua longevidade. Leve isso em conta caso já tenha um cão ou gato.

A nutrição deles também é especifica. Por isso é fundamental levá-lo frequentemente a um veterinário especializado.

Foto: Pixabay

– Porquinho da Índia

Este roedor não veio da Índia e muito menos é parente do porco. Ele é originário daqui mesmo, da América do Sul. Acredita-se que o nome foi dado pelos primeiros portugueses, que viram similaridade física na aparência deles com um porquinho e por acharem que estavam na Índia.

São pets simpáticos e sociáveis. Medem de 20 a 25 cm e podem pesar até 1 kg. Vivem de 5 a 6 anos, tem hábitos diurnos e na natureza andam em grupos de 10. Por isso podem ser criados em grupos.

São 9 raças diferentes populares, dos totalmente sem pelos aos muito peludos.

Foto: Pixabay

– Hamster

Você sabia existem vários tipos de hamsters? Sim, são 24 espécies, das quais 4 são criadas como pets (o Sírio, o Anão Russo, o Chines e o Roborovski), Mas atenção: no Brasil só é permitida a criação do Hamster Sírio e o Hamster Anão Russo.

HAMSTER SÍRIO – vive de 2 a 3 anos e atinge 15 centímetros (é o maior de todos os hamsters). É extremamente territorialistas, portanto tem que viver sozinho. As cores mais comuns são: a amarela e o caramelo, mas é possível encontrar hamsters sírios marrons, malhados e pretos.

HAMSTER ANÃO RUSSO – Também conhecido como apenas Hamster Russo é o menor de todos os hamsters, atingindo de 8 a 10 centímetros.  É muito dócil, mas muito assustado também. Por isso não é raro morder quando tirado da gaiola. Diferente do Sírio, o Russo convive bem com outros hamsters no mesmo ambiente (mas pode viver sozinho também), A cor predominante é o cinza, mas é possível encontra-lo de outras cores.

A alimentação pode ser a base de frutas (com exceção das cítricas) e vegetais crus (o alface deve ser evitado) mas existem rações especificas para eles. Mas como sempre digo: o importante é consultar um médico veterinário especializado.

Foto: Pixabay

– Chinchila

Donas de uma pelagem de textura incrível, as chinchilas atraem por sua beleza exótica.

São bem inteligentes e, como os coelhos, reconhecem a voz do tutor e aprendem a fazer alguns truques.

São extremamente suscetíveis a mudanças, por isso o ideal é escolher um local e não muda-lo. São sensíveis a altas temperaturas, por isso o local que tem que ficar fresco o dia inteiro

As Chinchilas são avessas a água, por isso nada de banho com água!

Uma característica que impressiona é sua longevidade. Ela pode chegar a 20 anos de vida. Mas para isso é necessário que seja acompanhada regularmente por um veterinário especializado.

Foto: Pixabay

– Gerbil

Apesar de também ser chamado de Esquilo da Mongólia, alguns pesquisadores acreditam que o Gerbil é originário do Oriente Médio, O fato é que este roedor de 15 centímetros tem conquistado os corações e os lares brasileiros.

Ativos, sociáveis e curiosos, os Gerbis costumam viver de 3 a 4 anos e são encontrados na coloração amarela, caramelo, preto e branco (podendo ser bicolor também). Convivem bem com outros Gerbis e precisam de locais espaçosos para se movimentarem.

A alimentação é muito parecida com a dos hamsters. Mas procure um veterinário especializado para te orientar.

 

Foto: Pixabay

– Ratos e ratazanas

Relacionados a doenças, muitas pessoas tem aversão a estes roedores. Mas quando adquiridos em lojas especializadas com o certificado do IBAMA, são extremamente inteligentes, brincalhões, carinhosos, divertidos e muito limpos. Inclusive aprendem facilmente a fazer suas necessidades na caixinha de areia.

Apesar de serem tratados como iguais por muitos, ratos e ratazanas são bem diferentes. A começar pelo tamanho: enquanto ratos costumam ter 15 centímetros, as ratazanas podem ultrapassar os 30 centímetros. Ratos geralmente são de cores claras ou mesclados de cores claras com escuras. Já as ratazanas costumam ser predominantemente de cor escura (preta, marrom e cinza).

Aqui disponibilizei os principais roedores (e lagomorfos) possíveis de ter em casa. Mas para ter qualquer um deles, é necessário um adquirir em lojas regulamentadas que disponibilizem o certificado expedido pelo IBAMA.

E lembre-se: são espécies que necessitam de cuidados específicos. É fundamental o acompanhamento regular de um médico veterinário especializado.

Quer saber mais sobre a Only vet e produtos para roedores? veja essse link: www.onlyvet.com.br/produtos/

 

 

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário