Atualmente existem 344 raças de cães reconhecidas mundialmente, com algumas tipicamente brasileiras. Vamos conhece-las?
A diversidade da fauna e da flora do Brasil é reconhecida mundialmente. No quesito aves, por exemplo o Brasil é o segundo quanto a variedade de espécies (perdendo apenas para a Colômbia). Mas você sabia que temos raças desenvolvidas aqui no nosso país?
A variedade é bem inferior em relação as raças europeias (que somam mais de 200). Por aqui temos 5 raças.
- Terrier Brasileiro
Mais conhecido como Fox Paulistinha, é uma das raças mais dóceis, companheiras e alegres.
Ela surgiu a partir da mistura de cães das raças Fox Terrier, Jack Russell Terrier, Pinscher e até Chihuahua.
O Terrier Brasileiro precisa de muita atividade física, muitos desafios mentais e consistência no adestramento. Do contrário, ele pode desenvolver problemas de comportamento.
Como principal característica ter muita energia e grande senso de proteção é ideal para conviver com crianças.
- Bulldog-Campeiro
É uma raça tranquila, late pouco e se dão muito bem com crianças. Fiel aos seus tutores e a família, podem ser ciumentos e muito desconfiados com estranhos, por isso é comum tê-lo como um cão de guarda. Para isso é necessária uma boa dose de adestramento.
O Bulldog Campeiro surgiu no Rio Grande do Sul, a partir de cruzamentos entre o Bulldog Inglês e o Bull Terrier. O objetivo era criar uma raça forte e musculosa, mas ágil o suficiente para correr e impedir a fuga de bois.
- Fila Brasileiro
Apesar de seu tamanho imponente e fama de bravo, o Fila Brasileiro é muito carinhoso e brincalhão. É comum vê-lo brincando pacientemente com crianças. Mas ele pode ser teimoso e desconfiado com estranhos. Por isso o fato de ele ser tranquilo não significa que você possa relaxar no adestramento!
O Fila Brasileiro é o resultado da mistura de cães das raças Mastiff, Bulldog, cães indígenas e selvagens, como o lobo-guará!
- Ovelheiro-Gaúcho
Esta é uma raça muito inteligente. São capazes de aprender comandos com facilidade. Por isso, é fundamental oferecer adestramento e desafios que estimulem sua cognição. Além disso, são muito enérgicos, o que faz com que eles necessitem de atividades físicas frequentes.
Como o próprio nome diz, o Ovelheiro Gaúcho foi criado para ajudar no pastoreio de rebanhos. Sua aparência física e sua inteligência é muito parecida com o Border Collie. Mas não se sabe quais foram as raças utilizadas para chegar nesta versão brasileira.
- Rastreador Brasileiro
Foi a primeira raça oficializada do Brasil. Foi resultado do cruzamento entre as raças Foxhound Americano, Coonhound preto e castanho, Pequeno azul da Gasconha e Bluetick Hound Americano.
Na década de 70 ela foi considerada extinta devido a uma infestação de carrapatos que tomou conta do rebanho do único criador da raça.
Desde então, alguns fazendeiros que haviam ganhado Rastreadores do criador original vêm fazendo esforços para trazer a raça de volta!
Você sabia disso? Deixe seus comentários aqui!
Saiba mais sobre a raça de cães Vira-latas
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)