É inquestionável que cães e gatos são animais de estimação completamente diferentes. Gatos são mais independentes, mais ativos durante a noite, mais limpos e higiênicos e raramente aprendem comandos de adestramento. Já cães são dependentes, mais ativos de dia, fazem suas necessidades onde “dá na telha” e aprendem facilmente alguns comandos. Mas será que existe diferença entre “gateiros” e “cachorreiros”?
Uma pesquisa feita com 2000 proprietários de pets (1000 de cães e 1000 de gatos) demonstrou algumas semelhanças, mas muitas diferenças e particularidades. Avaliou-se sedentarismo, perfil de relacionamentos, carreira entre outros.
No quesito CARREIRA, pessoas que gostam de gatos têm mais propensão a serem criativas. Por isso se dão melhor nas áreas de: saúde, negócios e empreendedorismo outras áreas ligadas a inovação.
Já os amantes de cães são mais lógicos; por isso se dão melhor nas áreas financeiras, da educação, direito, política e ONGs.
Esta pesquisa avaliou a média salarial dos dois grupos e descobriu que donos de cães tendem a ganhar mais e gastar mais com seus pets. Eles gastam 33% mais em roupas e acessórios e 26% mais em entretenimento do que os tutores de gatos.
No quesito HOBBIES os “gateiros” gostam de ler, escrever, realizar trabalhos manuais e assistir televisão. Já os proprietários de cães gostam mais de dança, viagens e esportes mais agitados. Parece que assim como os cães, os cachorreiros também tem mais necessidade gastar energia do que proprietários de gatos.
Por isso no quesito ATIVIDADE FÍSICA os donos de cães ganham em disparada: 45% deles disseram que aumentaram suas atividades físicas depois de escolherem um cão para chamar de seu, enquanto apenas 8% dos proprietários de gatos melhoraram suas práticas físicas após adotarem um bichano.
No quesito PROGRAMAS DE TV “gateiros” gostam mais de documentários, musicais, comédias, animação e filmes de época, enquanto os amantes de cães são grandes fãs de filmes de terror, ação, romances e dramas.
Os gatos são melhores “confidentes”
No quesito “ombro amigo” os gatos tem vantagem: 23% dos gateiros relataram contam seus segredos para seus companheiros felinos contra 19% dos cachorreiros. Consequentemente 70% dizem passaram melhor por momentos de tristeza (principalmente na perda de um ente querido na ruptura de um relacionamento) depois de contar com a companhia de um gato. Portanto parece que felinos são mais solidários em momentos difíceis.
Nem tudo é divergência
Existem pontos em comum entre proprietários de cães e gatos também:
Pouco mais de 20% dos cães e gatos viajam junto com os seus tutores,
25% participam de ao menos uma refeição por dia e
33% deles ganham presentes no seu aniversário.
Outras particularidades
Nesta pesquisa também levantou:
ESTADO CIVIL
Gateiros – Solteiros, comprometidos, divorciados ou viúvos
Cachorreiros – namorando, noivos ou casados
GOSTO MUSICAL
Gateiros – Jazz, blues, rock e música clássica
Cachorreiros – Hip hop, rap, pop e sertanejo
E você: tem cão ou gato? Concorda com o resultado da pesquisa?
* estudo em 09/2017, pela OnePoll
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)