COMO FALAR COM O SEU CÃO?

Se você tem um pet, é provável que converse com ele, mas será que ele entende? O que a ciência diz sobre isso?

Sim, os cães são capazes de identificar palavras. Antigamente as pessoas achavam que essa comunicação era entendida através de nossos gestos e entonação, mas atualmente é comprovado que existem outros fatores além destes. Os cães são extremamente inteligentes e se comunicam por linguagem corporal.

Um estudo realizado pela a Universidade de Lórand, em Budapeste e publicado na revista Science, sugere que os cães são capazes, além de decifrar a entonação as palavras, interpretar o que dizemos e como dizemos.

Assim como os humanos, os cães utilizam o hemisfério esquerdo do cérebro para interpretar as palavras e regiões do hemisfério direito para analisar a entonação. A região central do cérebro é ativada quando as palavras são de elogios e gentileza acompanhadas da entonação correta, dizem os pesquisadores.

Quando os cães tem uma convivência com as palavras faladas no dia a dia, conseguem compreender o significado dessa palavra, segundo o estudo.

Outra descoberta interessante é que os cães ativam uma mesma área do cérebro para distinguir entre entonações neutras e afetuosas.

Mediante essas informações, compreendemos que o fato dos cães serem capazes de entender algumas palavras não diminui a importância da entonação na fala.

Como o cão entende o que a gente fala?
Quando você faz um elogio, o centro do cérebro de recompensa dispara apenas se a entonação de elogio for utilizada. Se for dito “Muito bem” de maneira limitada e desinteressada, o cão não entenderá que está sendo elogiado.

Sendo assim a comunicação com o seu pet depende da forma que fala e nos expressa.


Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário