Existe diferença entre farmácia de manipulação HUMANA e VETERINÁRIA?

As vantagens de manipular medicamentos são muitas: o médico pode prescrever a dose exata baseada no peso do paciente, além de ter a possibilidade de colocar dois ou mais ativos na mesma fórmula; o paciente pode comprar a quantidade exata de medicamento para o tempo de tratamento com um melhor custo-benefício.

Mas existe diferença entre farmácia de manipulação HUMANA e VETERINÁRIA? Sim.

A começar pelos órgãos fiscalizadores: a VETERINÁRIA segue as normas do MAPA e a HUMANA da ANVISA. Portanto a FARMÁCIA de manipulação HUMANA é PROIBIDA de fazer MEDICAMENTO VETERINÁRIO sem o MAPA (e vice versa). Veja as 5 diferenças mais importantes a serem consideradas:

1. O Trato Gastrointestinal (TGI) dos animais de estimação é diferente dos humanos. Por isso muitos medicamentos seguros para humanos podem ser letais para cães e gatos.
2. Medicamentos seguros para todas as espécies podem ter dosagens diferentes. E só uma farmácia de manipulação veterinária sabe destes detalhes.
3. Ingredientes usados na manipulação de cápsulas, suspensões e xampus humanos podem ser tóxicos e agredir a pele e o pelo de cães e gatos.
4. Xampus, condicionadores e perfumes para cães precisam de essências específicas. Os cães têm 60 vezes mais células olfativas do que nós humanos. Por isso um cheiro agradável para nós pode ser insuportável para os cães.
5. E o mais importante: animais de estimação necessitam de formas farmacêuticas específicas que você só encontra em farmácias veterinárias.Mas isso é conversa para um próximo post.


Se precisar medicar seu animal de estimação, entre em contato conosco pelo WhatsApp (19) 998227855 ou ligue (19) 3722-7855. Estamos no endereço: Rua Dr. Oswaldo Cruz, 395 Campinas, São Paulo

Deixe um comentário